domingo, 23 de junho de 2013

Cultura de Streptococcus do grupo B


No final da 35° semana a obstetra me passou os meus últimos exames pré-natal, todas as sorologias, sumário de urina e hemograma completo e o exame de cultura de Streptococcus do grupo B.
Antes de engravidar eu não sabia que existia esse exame de cultura vaginal e retal na gravidez e também desconhecia a sua importância, pois antigamente esse exame não era solicitado. Questionei com a obstetra e fiz algumas pesquisas e vim expor o que eu aprendi.
A bactéria Streptococcus B pode causar sepse em recém- nascidos, podendo ou não vir acompanhada de meningite, pneumonia e osteomielite, principalmente em bebês prematuros.Na maioria das vezes a mulher colonizada por essa bactéria é assintomática. 
Geralmente a cultura de secreção vaginal e retal para Streptococcus é pedida entre a semana 35 e a semana 37, pois deve ser realizada já no final da gestação,já que mesmo que ocorra um tratamento no inicio da gestação não exclui a possibilidade de no momento do parto a mulher ainda está colonizada.
A maioria dos obstetras solicitam a todas as gestantes,mas alguns só pedem para fazer a gestante que deseja ter parto normal. 
Se o exame der positivo, a mulher não precisa entrar em pânico, o tratamento é feito com administração de antibiótico geralmente via venosa no momento do parto.
Mesmo sem antibiótico, o risco do bebê pegar uma infecção é baixo, com a administração do antibiótico essa possibilidade cai ainda mais. Na verdade é uma precaução. 
Fiquei mais tranquila depois dessas informações, por isso achei interessante compartilhar.
Aqui em baixo vou colocar 2 links de site onde tem mais algumas informações sobre o tema.
E se alguém souber de mais alguma coisa sobre o assunto pode deixar um comentário



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!