domingo, 7 de julho de 2013

Minha escolha de parto


Assim que descobri a gravidez, logo na minha primeira consulta pré natal, tinha certeza que queria ter parto normal. Por isso procurei indicação de uma obstetra que não me influenciasse a fazer a cesárea, pois sabemos que para a maioria dos médicos fazer o parto Cesário é muito mais cômodo.

Hoje em dia, infelizmente, o parto normal não é tão normal assim, a maiorias das mulheres estão preferindo fazer Cesário, por medo da dor, pela comodidade de ter hora marcada entre outros fatores. Quando eu falo que quero ter minha filha de parto normal ouço várias pessoas fazendo caras e bocas,( me sinto um E.T),  dizendo que sou corajosa, mas o que as pessoas não sabem é que o fato de eu optar pelo parto normal é justamente o medo que eu tenho do parto Cesário. ( Não é coragem é medo!)

Sei que a medicina está muito avançada, sou enfermeira e sei que é muito raro a cesáriana causar infecção, mas mesmo assim, tenho pânico do corte, tenho pavor da sondagem vesical, de não sentir minhas pernas, de ter infecção, de ficar sentindo dor depois de 15 dias após o parto, de ficar dependente de minha mãe e do meu marido, pra dar banho na minha filha.

Pode ser que para muitas que escolheram esse tipo de parto achem exagero da minha parte, mas é inevitável, sinto medo mesmo, e não acho que o parto normal seja tão assustador, pelo menos pelos exemplos que tive na minha família, achei que foi super fisiológico, natural e lindo.E se a dor ficar muito insuportável ainda temos o recurso da anestesia peridural.

Espero muito que minha gravidez evolua como eu planejo e que eu siga naturalmente para o meu parto normal, que tenho certeza que será o melhor para mim e para minha filha. Aguardo ansiosamente ela começar a dar os sinais de que ela quer vir ao mundo.

Não estou dizendo com isso, que, se por algum motivo tiver que fazer cesárea irei relutar, de forma nenhuma, farei tudo que for necessário para o melhor para minha filha, com medo, mas farei.

Abaixo colocarei um quadro comparativo entre o parto normal e o Cesário que me fazem ter mais certeza da minha escolha. Mas acredito que a escolha tem que ser de mulher para mulher, a forma que cada mulher vai se sentir mais a vontade. Não gosto quando me julgam, dizendo que sou louca em querer parir normal e também não julgo as mulheres que tem medo do parto normal e optam pela cesárea.Acredito que o parto independente de ser o primeiro, segundo ou terceiro é inesquecível por isso a mulher tem que decidir o que será o melhor pra ela.

Parto Normal                                                 x         Parto Cesáreo
·         A recuperação é rápida;
·         Não há dor pós-parto;
·         A rápida recuperação deixa a mãe mais tranquila, o que favorece a lactação;
·         A alta é mais rápida, o que
possibilita à mãe retomar seus afazeres prontamente;
·         A cada parto normal, o trabalho
de parto é mais fácil do que no anterior;
·         Se a mulher vir a sofrer de mioma (patologia comum do útero), na eventual necessidade de uma operação, esta será mais fácil;
·         O relaxamento da musculatura pélvica não altera em nada o desempenho sexual.
·         A recuperação é lenta;
·         Há dor pós-parto;
·         A recuperação lenta atrasa um pouco a lactação;
·         A alta demora mais, o que causa atrasos na retomada de suas atividades;
·         A cada cesariana, o trabalho de parto é mais complicado do que no anterior;
·         A operação do mioma, neste caso, se complica devido às aderências e às cirurgias anteriores;
·         Qualquer operação cirúrgica pode trazer complicações à saúde, o que pode prejudicar a disposição sexual.


Contarei com detalhes, assim que minha filha nascer o relato do meu parto aqui no blog. 

Beijinhos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!